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Título do estudo:
S4F - Competências de Futuro? O Valor e a Eficácia de um Ensino Superior Baseado em Competências (PTDC/CED-EDG/29726/2017)
Apresentação do estudo:
Este estudo enquadra-se num projeto de investigação científica em curso no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CED-EDG/29726/2017) e tem como objetivo principal testar uma nova ferramenta, que resulta da adaptação do método de Mini-Entrevistas Múltiplas, para avaliar as competências transversais desenvolvidas por diplomados do ensino superior universitário, como por exemplo, o trabalho em equipa e a comunicação. Além disso, pretende-se aferir o valor destas competências na promoção de maior empregabilidade e melhores remunerações nos primeiros anos de carreira profissional.
Metodologia:
Para a concretização deste projeto solicitamos a sua colaboração para a recolha e o tratamento de dados nesta plataforma, nomeadamente:
- dados sociodemográficos (ex., idade, sexo);
- dados de caracterização académica (ex., média de curso, participação em associações ou ações de voluntariado) e profissional (experiências prévias);
- resposta a um conjunto de 6 cenários, em mini-entrevistas, que representam situações-problema cuja resolução deverá evidenciar competências transversais fundamentais como o trabalho em equipa, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras;
- gravação vídeo e áudio da resposta às mini-entrevistas de forma a permitir uma análise qualitativa posterior da logística de implementação dos cenários e a adaptação da medida;
- resposta a um questionário de avaliação da adequação das Mini-Entrevistas Múltiplas;
- resposta a um questionário de avaliação da inteligência emocional;
- resposta a um questionário de avaliação da personalidade;
- resposta a um questionário de avaliação da empatia;
- avaliação das competências transversais por um professor de referência para o(a) estudante.
Os dados pessoais recolhidos no âmbito desta investigação serão apenas utilizados para fins de investigação científica e serão tratados na estrita observância do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016. Não serão recolhidos dados pessoais de proteção especial.
Todos os dados serão tratados de forma estritamente confidencial perante terceiros, ficando a possibilidade de aceder a dados individuais estritamente reservada aos membros da equipa de gestão do CIPES (Investigador Responsável, co-Investigador Responsável e responsável pela proteção de dados). A transmissão e a utilização de dados para efeitos de análise no âmbito dos trabalhos da equipa do projeto serão sujeitas a garantias de anonimização. A base de dados original (não anonimizada) será guardada em servidores com garantia de encriptação de dados, utilizando a infraestrutura do CIPES para o efeito.
Os dados serão mantidos por um período de 10 anos, período após o qual todos os materiais serão destruídos.
Caso aceite participar, em qualquer altura poderá pedir informações e aceder aos seus dados, solicitar a sua retificação, portabilidade ou eliminação e limitar o seu tratamento ou, ainda, opor-se ao mesmo. Poderá exercer os seus direitos junto da encarregada de proteção de dados pessoais do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior: Cristina Santos (csantos@cipes.up.pt).
Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto PTDC/CED-EDG/29726/2017